Confira 3 álbuns clássicos de rock que irão completar 50 anos este ano. E entenda porque a década de 70 é considerada por muitos o melhor período da história do Rock.
1 - A NIGHT AT THE OPERA - QUEEN
O quarto álbum de estúdio do Queen, lançado em 28 de novembro de 1975, foi o álbum mais caro já produzido até a data do seu lançamento. E valeu a pena a banda tirar o escorpião do bolso!
O álbum alcançou o topo de várias paradas de sucesso mundo a fora e sacramentou a banda como rockstars mundiais. Conquistou também o disco de platina nos EUA, que explicando para os mais novos, significa a mídia física vendeu 1 milhão de cópias. E em 2020 a revista Rolling Stone o colocou na posição 128 da lista dos 500 melhores álbuns de todos os tempos.
Falando das músicas, o álbum conta com 12 canções distribuídas em 43 minutos. Lembrando que até 1975 o CD ainda não havia sido inventado e portanto o álbum foi lançado em vinil, que comporta no máximo 22 minutos de música em cada lado.
Lista das músicas:
1. "Death on Two Legs"
2. "Lazing on a Sunday Afternoon"
3. "I'm in Love with My Car"
4. "You're My Best Friend"
5. "39"
6. "Sweet Lady"
7. "Seaside Rendezvous"
8. "The Prophet's Song"
9. "Love of My Life"
10. "Good Company"
11. "Bohemian Rhapsody"
12. "God Save the Queen"
Destaques para as músicas Bohemian Rapsody, que foi lançada como single e cujo videoclipe já atingiu mais de 1 bilhão de visualizações no Youtube, a balada clássica Love Of My Life e You're My Best Friend, que foi lançada como single do álbum e também como videoclipe.
Capas dos singles Bohemian Rapsody e You're My Best Friend |
Eu adoro videoclipes. Cresci vendo a MTV. Por isso eu aproveito para indicar também os 3 videoclipes lançados para esse álbum. Confira:
Bohemian Rapsody
You're My Best Friend
I'm in love with my car
O vídeo mostra várias imagens de corridas de formuala 1 e é possível ver o bi-campeão mundial Emerson Fittipaldi.
A formação da banda para esse álbum foi a formação que se manteve durante toda a sua existência:
Freddie Mercury - vocal
Brian May - guitarra
Roger Taylor - bateria
John Deacon - baixo
2 - WISH YOU WERE HERE - PINK FLOYD
O segundo álbum da lista, Wish You Were Here, foi lançado no dia 12 de setembro de 1975. A maior parte dele é composta por Shine On Your Crazy Diamond, uma canção que possui nove partes e é uma homenagem o seu co-fundador, Syd Barret, que deixou a banda sete anos antes devido a deterioração da sua saúde mental.
O álbum figura como primerio lugar em quase todas as listas de melhores álbuns de rock progressivo de 1975 e possui um fã ilustre. Humberto Gessinger dos Engenheiros do Hawaii, afirmou que esse foi o álbum que ele mais escutou na vida.
Foi o 9º álbum lançado pela banda e manteve os trabalhos da banda nos topos das paradas mundiais. Também figura na lista dos 500 melhores álbuns da revista Rolling Stones na posição 264.
Faixas do Álbum:
1. "Shine On You Crazy Diamond (Parte 1)"
2. "Welcome to the Machine"
3. "Have a Cigar"
4. "Wish You Were Here"
5. "Shine On You Crazy Diamond (Parte 2)"
A balada Wish You Were Here estourou todas as bolhas que delimitam as preferências por determinado gênero musical e se tornou uma uma canção extremamente popular.
Para promover o álbum, lançaram como single a música Have a Cigar.
Para esse álbum a banda lançou o videoclipe de Welcome to the Machine. O fã de Pink Floyd tem a obrigação de parar uns minutinhos para assistir!
Formação:
David Gilmour - Vocal, guitarra.
Nick Mason - Bateria
Roger Waters - Vocal e baixo
Richard Wright - Teclado
Além dos instrumentos citados acima, uma série de outros foram tocados pelos diferentes integrantes da banda, caso contrário não seria um álbum do Pink Floyd! Como por exemplo, sintetizadores, guitarra pedal steel, copofone, precursões, órgão hammond e piano.
Você pode comprar esse álbum pelo link abaixo direto da Amazon por um bom preço:
3 - PHYSICAL GRAFFITI - LED ZEPPELIN
E por último, mas não menos importante, temos o Physical Graffiti, o sexto álbum do Led Zeppelin, que foi lançado como um vinil duplo em 24 de fevereiro de 1975.
Tem duração de 1h22min distribuídos em 15 músicas. Oito delas foram escritas em 1974 e só daria para preencher 3 lados do vinil. Então eles decidiram incluir mais 7 músicas aproveitadas dos álbuns anteriores, Led Zeppelin III, Led Zeppelin IV e Houses of the Holy.
Lista das músicas:
1 - Custard Pie
2 - The Rover
3 - In My Time of Dying
4 - Houses of the Holy
5 - Tampled Under Foot
6 - Kashmir
7 - In The Light
8 - Bron-Yr-Aur
9 - Down By the Seaside
10 - Ten Years Gone
11 - Night Flight
12 - The Wanton Song
13 - Boogie with Stu
14 - Black Country Woman
15 - Sick Again
O álbum também foi um sucesso comercial e alcançou as paradas de sucesso mundo a fora. Figuram na posição 144 da lista da Rolling Stone dos melhores álbuns de todos os tempos.
Várias de suas canções figuraram nos shows da banda e se tornaram muito conhecidas. Porém eu acredito que a mais icônica seja Kashmir. Duas delas saíram como singles, Trumpled Under Foot e Black Country Woman.
Me parece que a banda não era fã de videoclipes, então não lançaram nenhum para esse álbum. Mas no Youtube oficial deles é possivel encontrar bastante material com apresentações ao vivo. Como por exemplo a apresentação abaixo de Kashmir em 1979:
Formação:
Robert Plant - Vocal
Jimmy Page - Guitarra
John Paul Jones - Baixo
John Bonham - Bateria
Esses são então os 3 álbuns que não podem ficar de fora das suas audições!
Tags
ARTIGOS